- Franciele Bitencourt
- 8 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

Dados de 2023 do IBGE apontam que a população brasileira está em um crescente envelhecimento. Nos últimos dez anos a população 60+ foi de 11,3% para 14,7%.
O processo de envelhecimento pode vir acompanhado de algumas angústias como o surgimento de doenças, a percepção da finitude, perda de autonomia, problemas cognitivos, preconceitos, a busca de um sentido, entre outros.
O papel do psicólogo nessa fase do indivíduo poderá auxiliar na qualidade de vida e no bem-estar.
O sentido de vida está relacionado a um propósito e na satisfação de viver. Por exemplo, alguém pode ter como propósito adquirir mais conhecimento e dessa forma poder perceber o sentido disso, ao estar fazendo algo que gosta e movimenta a vida.
Estudos mostram que a saúde física e mental, contatos sociais, atividades de lazer, a autonomia, vínculos afetivos, dentre outros, tem impactos positivos na vida do idoso, proporcionando bem-estar.
Assim, é possível encontrar um sentido para essa fase da vida com as atividades que levam ao bem-estar:
Praticar atividade física, ter contatos sociais, realizar atividades prazerosas (voluntariado, artesanato, passeios, etc), exercer algum trabalho.
Já a psicoterapia poderá auxiliar o contato saudável com o processo de envelhecimento, a integração de experiências passadas com as atuais, auxiliando nas mudanças necessárias para a satisfação do indivíduo.
Franciele Bitencourt
Psicóloga ◆ CRP 08/40300
Comentários